terça-feira, 9 de março de 2010

Ferramenta de trabalho

Há alguns dias fui ao escritório do meu contador e reparei um hábito um tanto inusitado para quem trabalha diretamente com TI: ele estava fazendo meu IR e quando precisava de alguma informação minha, que já tinha em cadastro, abria a tela onde estavam os meus dados, copiava num papel e depois digitava no formulário do programa de IR. Pode parecer implicância minha, mas ele fez isso muitas vezes. E no final, para comparar os valores atuais com os do ano anterior, copiou novamente a mão num papel e depois digitou numa planilha.

Com certeza teria lhe poupado algum trabalho e economizado alguns minutos se ele conhecesse o recurso "copiar + colar". Mas foi interessante assistir.

Outro caso curioso é de uma mulher que conheço, que trabalha na área de contabilidade. Ela gera uma planilha com dados de folha de pagamento, por exemplo, e depois de tudo pronto, refaz as contas na calculadora para conferir.
Com certeza existem outras maneiras bem criativas de subutilizar um computador, mas não preciso citar todas.

O ponto é, você não precisa saber todas as funções de todos os programas que tem no seu computador, mas a partir do momento que ele é sua ferramenta de trabalho, saiba como usá-lo de maneira que facilite seu trabalho e o torne mais produtivo. Se você usa computador para trabalhar, não importa qual seja sua profissão, com certeza você terá melhores resultados se souber usá-lo bem.

4 Comentários:

Blogger M. Ulisses Adirt disse...

Eu já cansei de ver professores que, para colocar figuras em provas, imprimiam a figura, imprimiam a prova com um espaço e, depois, recortavam e colavam manualmente.

9 de março de 2010 às 06:28  
Anonymous Anônimo disse...

rsrsrsrsrsrsrs, eu mesma tenho a mania de somar em minha calculadora pra ver se bate com as planilhas do excel, rsrsrsrsrs

9 de março de 2010 às 07:42  
Anonymous Erasmo Pinheiro disse...

Concordo com tudo o que foi dito. O meu contator por exemplo, eu sinto que ele é muito desorganizado, principalmente por nunca mencionar as facilidades que existem com a NF-E ... corri atras dessas coisa por mim mesmo. Eu andava meio cabreiro com isso até um dia minha namorada comentar, que ele pode ser um Senhorzinho que já trabalha assim a anos, e mesmo sem usar tecnologia, ele deve fazer as coisas tudo direitinho.
Depois disso parei de reclamar e finalmente compreendi que ainda existe o analfabetismo Digital ... mas isso só deixar de existir, quando nossa geração acima falecer. O conhecimento tecnologico hj em dia já é berbo. Ao inves de falar "Papai" ou "Mamãe", eles já falam "Youtube", "FaceBook" ou "Pascal".

9 de março de 2010 às 10:10  
Anonymous Ana Paula disse...

Sra. Anônimo o comentário no post foi para você. O André que disse! rsrsrsrsr. Não fique brava com ele!

10 de março de 2010 às 06:49  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial