quinta-feira, 17 de julho de 2008

Joguinho não: jogo!

Você também tem o costume de chamar jogos de computador e/ou videogame de joguinhos?
Bom, na década de 70 quando os jogos de computador eram feitos muitas vezes por programadores hobistas ou por adolescentes que estavam iniciando o aprendizado em programação, o termo joguinho seria muito apropriado, afinal, os jogos eram realmente pequenos, assim como o número de pessoas necessário para fazê-lo (que geralmente era apenas um indivíduo) e a quantidade de recusos usados.
Mas hoje, 30 anos depois, a indústria de jogos já está madura, altamente rentável (chega a ultrapassar a do cinema *), com ótimos salários para programadores de jogos **, com artistas gráficos, músicos e programadores especializados envolvidos, talvez o termo joguinho seja simplório demais para algo dessa proporção. Apenas comparando, você não chama uma bela pintura de um artista de pinturinha e nem uma música da sua banda preferida de musiquinha (talvez você possa chamar o seu toque de celular de musiquinha =).

Em países como Japão e Coreia, jogos são considerados cultura e entretenimento, assim como cinema e museus. Já nos EUA e em países da Europa existem faculdades para especialização em diversas funções no desenvolvimento de jogos. Aqui no Brasil os videogames são comumente tidos como brinquedo para crianças, ou passa-tempo de nerd. Algumas pessoas já riram de mim quando disse que pretendo trabalhar com programação de jogos, dizem que isso não dá dinheiro e que deveria procurar algo "sério"...

Acredito que muito em breve o Brasil terá muitos desenvolvedores de joguinh... oops, jogos e que esse será um mercado mais compreendido, pois jogar é diversão, mas fazer jogo requer muito profissionalismo, estudo e comprometimento.


* Não achei fontes confiáveis agora, mas faça uma pesquisa no google e você achará
** http://www.oitobits.net/arquivo/salarios-na-industria-de-jogos/
Outras referências:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo_virtual/2008/05/05/gta_iv_leva_games_ao_topo_da_cultura_pop_1297671.html
http://jogos.uol.com.br/reportagens/ultnot/2008/06/24/ult2240u131.jhtm

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial