OpenGL 3.0
Finalmente, depois de muito tempo de espera, foram finalizadas (e publicadas ;) as especificações da mais nova versão do OpenGL. Ela irá competir diretamente com o DirectX 10, com a diferença de ser multiplataforma.
Ele funcionará nas placas que já suportam DirectX 10.
Liberado no final de 2006, o DirectX 10 ainda tem uma grande vantagem por ter mais base de conhecimento instalada, ou seja, programadores que já dominam a tecnologia. Mas o OpenGL tem uma considerável legião de seguidores, ou por ser multiplataforma, ou pela sua estabilidade que, aliás, foi o principal argumento pela sua demora no lançamento.
Até o momento, apenas a NVidia anunciou drivers para OpenGL 3.0 para suas placas. E ainda assim, apenas para Windows XP e Windows Vista.
Referências:
NVIDIA Is First To Ship OPENGL 3.0
Khronos Releases OpenGL 3.0 Specifications
Ele funcionará nas placas que já suportam DirectX 10.
Liberado no final de 2006, o DirectX 10 ainda tem uma grande vantagem por ter mais base de conhecimento instalada, ou seja, programadores que já dominam a tecnologia. Mas o OpenGL tem uma considerável legião de seguidores, ou por ser multiplataforma, ou pela sua estabilidade que, aliás, foi o principal argumento pela sua demora no lançamento.
Até o momento, apenas a NVidia anunciou drivers para OpenGL 3.0 para suas placas. E ainda assim, apenas para Windows XP e Windows Vista.
Referências:
NVIDIA Is First To Ship OPENGL 3.0
Khronos Releases OpenGL 3.0 Specifications
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