sexta-feira, 20 de junho de 2008

Uma explicação sobre o DirectX 10

O DirectX 10 passou a ser a bandeira de muitos jogos para Windows hoje em dia.
Minha intenção nesse post não é explicar como ele funciona, o que ele faz ou quais as diferenças entre as versões.

Enfim, saiba que se sua placa roda DirectX 10, na verdade não é o DirectX 10 que está programado lá no software da placa, e sim uma "coisinha" chamada Pixel Shader.
Se você usa DirectX 10, ela nada mais é do que uma API de alto nível para programação de Pixel Shader. Neste caso, Pixel Shader 4.0.
No caso DirectX9c ou OpenGL 2, você está usando Pixel Shader 3.0.
Provavelmente na próxima versão do OpenGL, haverá suporte ao Pixel Shader 4.0, o que vai beneficiar os programadores de jogos para Linux.

Falando em Linux, nada impede que programadores usem os recursos de Pixel Shader 4, basta baixar a SDK da NVidia ou da ATI e começar a programar. Tá certo, pode não ser a opção mais fácil, mas caso você queira muito usar os mesmos recursos do DirectX 10 no Linux, essa é a solução.

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